sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Viva dia 10 de dezembro, dia do palhaço.

Um beijo pro palhaço da minha vida, Carequinha.

A explosão de alegria começou em 1915, na cidade de Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro. Carequinha começou a trabalhar como palhaço aos cinco anos e levou seu sorriso a circos do mundo inteiro. Foi o primeiro artista circense a fazer sucesso na televisão e um dos pioneiros no formato de programas de auditório. Gravou 26 discos e fez vários filmes.
Nasceu para fazer palhaçada
Aos 12 anos, Carequinha era palhaço oficial do Circo Ocidental, propriedade do padrasto dele. Em 1938, estreou como cantor no programa carioca Picolino da Rádio Mayrink Veiga. Na televisão, foi primeiro palhaço a ter um horário. Comandou o Circo Bombril, rebatizado de Circo do Carequinha, durante 16 anos (décadas de 1950 e 60), na TV Tupi.
Nos anos 1980, apresentou um programa infantil na extinta TV Manchete até perder o espaço para Xuxa. Na Rede Globo, participou da Escolinha do Professor Raimundo. Seu bordão (Tá certo ou não tá?) atravessou gerações.
George Savalla Gomes embarcou para o picadeiro sagrado na tarde de uma quarta-feira (05-04-2006). A última brincadeira de Carequinha foi realizada no cemitério de São Gonçalo. Ele pregou a maior peça da carreira na madrugada de terça (04-04- 2006), no Hospital das Clínicas do município fluminense. O palhaço passou mal em sua residência e não resistiu à grande cambalhota. Ele sentiu dores no peito e caiu do palco antes de receber atendimento médico.
Símbolo de felicidade.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ele é para mim a lembrança mais linda de palhaço.
Cacau

Denise Portes disse...

Claúdia
Eu sinto uma emoção infantil, quando me lembro dele.
Beijo
Denise

Unknown disse...

Adorei matar a saudades do Carequinha.
Um beijo
Fabiana