terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Chegada do verão, lembranças de Natal!

O verão começou oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, às 15h47.
Para mim, ele chegou ontem às sete da manhã, quando olhei para o céu e vi que a cor dele era um azul tão forte que o cheiro de uma nova estação estava entrando pela janela.
Gosto dessa estação, quando éramos pequenos, nessa época do ano, já de férias, nós começávamos a nos preparar para viajar com meus pais. Confesso que dezembro sempre foi um mês de alegria na minha infância. Minha mãe montava a árvore de Natal logo no princípio do mês. Ela sempre gostou da árvore verde, enfeitada com bolas vermelhas. Éramos evangélicos, na minha casa o verdadeiro sentido do natal nos era ensinado na igreja e em casa.
Enquanto montávamos a árvore minha mãe ia contando a história do menino Jesus, dos três reis magos. Tinha até disco de vinil tocando músicas natalinas. As ceias, que aconteciam com toda a família reunida, tinham uma oração e era lido um texto bíblico, antes da troca de presentes. Eu me lembro do meu avô paterno, que usava para essas ocasiões, um terno azul muito bem passado, toda a celebração tinha que acontecer antes da meia noite, vovô era católico praticante e a missa do galo era importantíssima para ele. Minha família sempre respeitou as crenças de cada um, isso não era discutido nunca. No Natal isso se diluía, fazíamos juntos nossas orações e quem olhava de fora podia acreditar que tínhamos todos a mesma religião. Era a palavra de Deus e o nascimento de Jesus que comemorávamos nas noites de Natal.
Minha avó sempre elegante, primos que se reuniam numa algazarra sem fim, tios que moravam distantes, minha tia Vera que sempre nos dava muitos presentes.
Foi lá nesse lugar da infância, com tantos que já partiram, com muitos risos, esperanças e planos para um futuro, que para alguns nem chegou a acontecer, que minha família me ensinou o verdadeiro sentido do Natal.

6 comentários:

Unknown disse...

Denise
Entre as coisas boas que me aconteceram em 2009 foi encontrar seu blog, lindo esse texto.
Um beijo
Heloisa

junior disse...

Denis não tive como não me emocionar( até chorei) com suas palavras que retratam tâo bem os nossos natais em familia.
Um grande beijo do seu primo Junior.
Feliz Natal

Unknown disse...

Muito bonito essa história de uma família que compreende o verdadeiro sentido do Natal!
Um abraço
Eduardo

Denise Portes disse...

Heloisa
Obrigada querida, pode ter certeza que eu gosto muito de ter seus comentários por aqui.
Um beijo
Denise

Denise Portes disse...

Junior
Você é incrível, eu nem sabia que você visitava meu bllog, também fiquei emocionada.
Estou feliz, principalmente com o comentário, sinal que nossas lembranças dessa época são alegres.
Vira meu seguidor lá no painel de entrada.Vou para Muriaé.
Feliz Natal pra você também.
Um beijo
Denise

Denise Portes disse...

Eduardo
Obrigada por seu carinho de sempre.
Um beijo
Denise