quarta-feira, 15 de julho de 2009

“Uma vez de Amos Oz, em Paraty, contou que ele se prepara pra escrever todos os dias na mesma hora. O que vem depois disso não é muito diferente do que acontece quando um comerciante abre sua loja -- tem dias em que o movimento é incrível, gente entrando e saindo o tempo todo. Mas também tem aqueles períodos em que a loja, mesmo aberta, fica deserta, não aparece nenhum comprador, ninguém entra nem pra pedir uma informaçãozinha.”
Li isso hoje em um blog e fiquei pensando na difícil arte de viver, assim é para o motorista de taxi, para o barbeiro, cabeleireiro, dentistas e quem mais vive nesse planeta de profissões autônomas.
Há de se ter disciplina para criar, para escrever, muitas horas de dedicação a sua criação.
Por isso gosto tanto dessa música, O poder da criação de João Nogueira e paulo césar Pinheiro.
Vale lembrar:

Poder da Criação
Não, ninguém faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração

Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
E acende a mente e o coração
É, faz pensar
Que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Vem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E o poeta se deixa levar por essa magia
E um verso vem vindo e vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar!

O artista, poetas, escritores vivem da sua criatividade.
Durante esses anos em que venho fazendo cursos de roteiro, ouço muito dos professores:
-“Para ser um bom roteirista é preciso técnica, mas é preciso vivência.”
Tenho dado muito valor a tudo que eu vivi e hoje são recheios de uma criação.
Quando penso que estou me preparando há cinco anos para ser uma roteirista, percebo que na verdade estou me preparando uma vida inteira.
A sensação que tenho é que encontrei um pessoal lá do meu planeta.
Sempre fui dada a paixões, mas é impressionante como escrever destampou minhas emoções. Como ando cada vez mais absorvendo os movimentos e as pessoas que me cercam.
A forma como cada roteirista, cada poeta está nesse caminho de descrever a vida, reescrevendo-a com suas dores e alegrias. Que seres incríveis esses do mundo da arte.
Eles são engraçados até quando são invejosos.
Um amigo, escritor, disse que tinha dois amigos roteiristas, Vicente e Marcos, quando Marcos ligava para Vicente e perguntava:
-O que você está fazendo ai?
Vicente respondia:- Acabei de ter uma idéia incrível!Vou escrever algo maravilhoso. Uma peça, um livro, um roteiro.
Marcos nem dormia. Inveja da inspiração.

Nenhum comentário: