sábado, 1 de agosto de 2009

Sábado.

Hoje e sábado. Trabalhei de manhã e tenho todo tempo do mundo para não fazer nada.
Fazer nada para mim é coisa rara. Como dentista, mãe de adolescente, dona de casa, tendo que ir ao supermercado, academia, já estou no embalo. Há cinco anos resolvi dar vida a minha alma de roteirista. Convidada por Maria Rebello, irmã de Jorge Fernando, escrevi um esquete para o Jorge. Ele aprovou e me convidou para viajar com ele pelo país.
Ele apresentada a peça BOOM e eu gravava os depoimentos dele para sua próxima peça.
Em parceria com Luiz Carlos Góes e Joaquim Vicente, escrevi a peça Escândalo que Jorge vai estrear em breve. Ainda com meus queridos Luis e Joaquim, escrevemos uma sinopse linda de uma novela. Bela Joana. Jorge me mandou estudar, Ricardo Linhares também. Fui para Cal onde fiz meu primeiro curso de roteiro com Paula Amaral.
Depois fui fazer o curso de cinema de José Louzeiro. Alguns meses depois, eu voltei a CAL, convidada por Paula Amaral, para fazer parte do primeiro curso de roteiro avançado da CAL. Lá com um grupo de oito roteiristas escrevemos um piloto para um seriado chamado Neura.
Ao lado de Paula Amaral escrevi a peça infantil O Diabo a Quatro.
No curso da CAL conheci Guilherme Macêdo, um querido, com ele escrevi o roteiro de um longa metragem “Cartas de Amor.”.
Depois fui fazer o curso de Décio Coimbra na Universidade de Ipanema. Lá cada aluna teria que criar, durante o curso, um filme de trinta minutos. Acabei de terminar esse curso. Durante todos esses anos tenho me dedicado muito a essa nova profissão. Não me sobra tempo. Os amigos reclamam, mas tenho uma meta e preciso caminhar em direção a ela. A vida do roteirista é de dedicação e de uma solidão quase permanente. Você os personagens e o computador. Quero escrever novelas. Assisti a um ciclo de palestra no CCBB no Rio de Janeiro com vários autores de novelas: Silvio de Abreu, Lauro Cezar Muniz, Manoel Carlos, Gilberto Braga, Marcílio Moraes enfim, todos maravilhosos. Eles foram unânimes em dizer que muitos querem escrever, mas poucos são capazes. Como não gosto de nada fácil, estou adorando essa nova jornada.
Mas hoje é sábado e o Rio de Janeiro está nublado. Portanto vou andar de bicicleta na orla e vou tomar um delicioso banho de banheira, tenho um livro lindo, novinho, me esperando. Na vida de um roteirista ler é estar trabalhando. Tem coisa melhor do que ler um bom livro? E é ai que eu falo: Vida boa essa de escritor.

Um comentário:

Ana Gabriela Camargo disse...

Denise
Tudo que a gente quer muito se batalhar consegue. Conheço um pouco do seu trabalho e te admiro muito.Parabéns pelo Blog, é lindo!
As fotos são super legais e os textos uma delícia.
bJS
Ana Gabriela