sábado, 22 de agosto de 2009

O coração das árvores

Quando eu tinha sete anos de idade, gostava de brincar com uma árvore, do quintal da minha casa. Para imitar o Zezé, personagem do romance O meu pé de laranja lima, de José de Alencar.
Eu passava horas, sentada nos galhos da árvore, contando a ela os meus segredos de infância.
Segredos que não me lembro mais. Eu lembro um dia, o jardineiro que cuidava do quintal lá de casa me pegou falando com a árvore.
Ele me contou que se eu encostasse o meu ouvido em um galho, eu ia ouvir a árvore me dizer quando ela me traria cada estação. Passei vários dias tentando escutar a resposta, e não consegui. Fui falar com ele. Ele argumentou:- A árvore não fala com palavras, fala com o coração. Você encosta a cabeça no tronco dela, olha para o céu, que lá está o colorido de cada estação.
Até hoje as árvores me dizem quando cada estação vai chegar.

Nenhum comentário: