quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Noruega

Política da Noruega
Storting, o parlamento norueguês.

A Noruega é uma monarquia constitucional, com uma democracia parlamentar.
O primeiro-ministro, ou Statsminster (literalmente "ministro do país"), é o chefe do governo, e nomeia um gabinete executivo de entre os membros do parlamento norueguês, que se chama Storting (literalmente "assembléia grande").
O Storting é composto por 169 membros, eleitos por um sistema de representação proporcional. Embora seja oficialmente uma legislatura unicameral, os membros do Storting elegem 40 dos seus membros para formar uma câmara alta, o Lagting, que considera e modifica os projectos de lei. Os outros membros formam uma câmara baixa, o Odelsting.
A tradição do governo monárquico norueguês sob diversas formas prolonga-se até há mais de mil anos. A Noruega fez parte de uma união com a Dinamarca entre 1381 e 1814 e posteriormente com a Suécia entre 1814 e 1905, altura em que mais uma vez se tornou independente sob o reinado de Haakon VII da Noruega.

A Noruega (bokmål: Norge; nynorsk Noreg) é um país europeu situado na Península Escandinava. Limitado a norte pelo Mar de Barents, a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega. A Noruega tem também territórios situados longe das suas costas:Partes do reino (embora não partes de nenhum condado ou comuna)




A Noruega é frequentemente associada aos povos Vikings; tanto que um rei viquingue, Harald, Cabelo Belo, unificou a nação norueguesa num só reino, em meados do século IX e século X. Os vikings ajudaram a colocar a Noruega no mapa cerca de um século mais tarde. A Era Viking foi um período importante para a formação da cultura norueguesa e mitologia nórdica, nessa época os noruegueses conquistam a Groenlândia e a Islândia, fundam cidades na Grã-Bretanha e Irlanda (entre elas a capital, Dublin), e navegam até a costa canadense, sendo os primeiros europeus a pisarem na América.
Com a Baixa Idade Média, toda a Europa foi testemunha de um bruto crescimento populacional - até o momento em que a Peste Negra ataca o continente e diminui a sua população para cerca de um terço. Com isso, a Noruega não foi capaz de viver uma virada positiva a nível económico. Enfraquecida, entra sob domínio da Dinamarca e foi subordinada a essa até o fim das Guerras Napoleônicas, quando a conquista sueca sobre os dinamarqueses faz com que a Noruega entre em união pessoal com a Suécia (ver Reino da Suécia e Noruega). Apesar do poder ter ficado na mão dos monarcas suecos, a união foi igualitária, e os noruegueses desfrutaram de grande liberdade política e sociocultural, o reino teve duas línguas (Norueguês e Sueco) e duas capitais (Cristiânia e Estocolmo). A união teve fim pacificamente 91 anos depois.

Imagens da Campanha da Noruega em 1940.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista executa a Operação Weserübung, que invade a Noruega e a Dinamarca simultaneamente em 9 de abril de 1940. A Dinamarca se rende, mas a Noruega, que possuía uma das maiores frotas marítimas européias, bem como sua localização próxima à costa britânica, é manipulada pelos britânicos, que encaram a resistência dos noruegueses aos nazistas como crucial. Para tal, os ingleses e franceses enviam tropas para desocupar os principais portos do país e recuperar a marinha norueguesa do poder alemão. Durante dois meses de intensa resistência aos nazistas, tropas soviéticas entram em solo norueguês para atuarem contra os finlândeses na Guerra de Inverno, e enquanto cidades como Narvik, Oslo e Stavanger se viam entre o poder britânico e o nazista, cidades como Kirkenes e Vadsø eram disputadas pelos soviéticos e nazistas. Igualmente tensa era a situação na fronteira com a Suécia, que relutou em permanecer neutra, apesar das frequentes ameaças de invasão. Em 1949, a Noruega torna-se um dos membros fundadores da OTAN.
Na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da indústria do petróleo, a Noruega emergeu-se como um dos países mais desenvolvidos do mundo, fortaleceu sua moeda e desenvolveu políticas de bem estar social e sócio-democratas. A população norueguesa rejeitou duas vezes o convite de adesão à União Européia, apesar de vários acordos existentes entre o bloco económico e o país.

Possui uma área de 385 199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 mil ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes. A Noruega possui uma fronteira territorial de 2542 km, sendo 1619 km com a Suécia ao leste, 727 km com a Finlândia ao nordeste e 196 km com a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak. A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1700 quilômetros.
O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.
O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, subártico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente-se mesmo no mês mais frio, janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0 °C, sendo mais comum precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em janeiro registra médias em torno de 2 °C. Já as ilhas Lofoten apresentam a maior anomalia climática positiva no que diz respeito à latitude, entretanto, na fronteira com a Finlândia no condado de Finnmark, os termómetros podem registrar 40 °C negativos entre dezembro e março. A mais alta temperatura registrada no país foi 35.6 °C em Nesbyen, enquanto a mínima foi -51.4 °C em Karasjok.

Gráfico demográfico da Noruega.
A Noruega tem uma população de aproximadamente 5 milhões de pessoas, com uma taxa de crescimento populacional de 0.7% (2005), o que equivale a dizer que a Noruega tal como quase todos os países europeus tem uma população envelhecida. A esperança de vida é de 82 anos para as mulheres e de 77 anos para os homens, uma das mais elevadas do mundo.
Os imigrantes representam aproximadamente 6.5% da população do país.
A Noruega é um dos líderes mundiais em tecnologia petrolífera em alto mar. A capital petrolífera da Noruega é Stavanger.
A economia norueguesa é próspera, social-democrata, caracterizado por uma combinação da atividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o sector vital do petróleo, com as empresas de estado em grande destaque.
O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e está altamente dependente da sua produção e dos preços internacionais do petróleo; em 1999, o petróleo e o gás somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega.

Bryggen, em Bergen, está na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.
A Noruega optou por permanecer fora da União Européia, através de um referendo em 1972, e outra vez em Novembro de 1994. No entanto, a Noruega, juntamente com a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein firmaram um acordo econômico com a União Européia. Estes países formam a Associação Europeia de Livre Comércio.
O crescimento econômico em 2000 foi de 2,7%, comparado com os 0,8% de 1999, mas voltou a cair, para 1,3%, em 2001. O governo avançou com privatizações em 2000, vendendo um terço da companhia de petróleo Statoil, que tinha capital 100% estatal.
Com a qualidade de vida mais elevada do mundo, os noruegueses preocupam-se bastante com as duas décadas seguintes quando o petróleo e o gás começarem a acabar. Consequentemente, a Noruega tem acumulado os seus excedentes orçamentais, derivados do petróleo, num fundo governamental que investiu no exterior e que em 2003 foi avaliado em 114 bilhões de dólares americanos.
A administração do fundo petrolífero da Noruega, criado para que a riqueza criada pela extração do petróleo possa beneficiar gerações futuras, é um tema de discussões acesas na actual sociedade norueguesa.

Noruegueses desfilando em roupas tradicionais em frente ao Palácio Real de Oslo, em 17 de maio de 2005.
Entre os noruegueses famosos incluem-se o dramaturgo Henrik Ibsen; os exploradores Roald Amundsen, Fridtjof Nansen e Thor Heyerdahl, os pintores Edvard Munch, o compositor do romantismo Edvard Grieg, a banda de música pop internacional A-ha e os romancistas Bjørnstjerne Bjørnson, Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prémio Nobel de Literatura em 1903,1920 e 1928, respectivamente.
Os noruegueses celebram o seu dia nacional a 17 de Maio, marcando o dia da Constituição da Noruega. Nesse dia, muitas pessoas vestem o bunad (trajes tradicionais) e a maioria assiste ou participa nas paradas do 17 de Maio que se realizam por todo o país. Os estudantes do último ano escolar também saem às ruas e festejam usando um tradicional macacão nas cores azul, branco e vermelho.
A Mitologia Nórdica também é parte importante da cultura do país, tendo influenciado diversos escritores de várias partes do mundo, como Tolkien, Neil Gaiman, Douglas Adams e Diana Wynne Jones. Os trolls fazem parte das canções, contos, ditados e crendices populares.
Como uma nação de fazendeiros e pescadores, a Noruega é famosa pela diversidade e simplicidade de sua culinária, muitas vezes associada ao bacalhau. Batatas e diversos tipos de peixes, pães, bagas, cereais e queijos são consumidos no país, alguns pratos e comidas típicas são o lutefisk, o gravlaks, o kransekake, o brunost e lompes.
A Noruega é um país tradicionalmente cristão protestante, apesar de 64% de sua população ser composta, no ano de 2005, por agnósticos (47%) e ateus (17%), conforme o resultado apresentado pelo Eurobarometer Poll 2005. A maior minoria religiosa no país é o Islamismo, em decorrência do grande número de refugiados e imigrantes oriundos do oriente médio, representando aproximadamente 2% da população norueguesa.

Nenhum comentário: