quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Lucidez.

"É difícil aprisionar os que têm asas"

Caio Fernando Abreu

Eu tenho muito medo da lucidez que toma conta de mim em alguns dias. Ela chega de repente e se instala como uma posseira dentro da minha cabeça e toma conta dos meus olhos. Às vezes, eu nem sei que é ela, vou descobrir muito tempo depois. Nos dias de inverno a lucidez adora me visitar. Você pensa que ela telefona, manda algum recado, ou ao menos avisa que vai subir até o meu apartamento?
Ela é completamente abusada, ela chega. Eu começo a sentir um peso nas minhas palavras e meu olhar para o mundo muda completamente. A poesia vai embora. Muitas vezes eu me perguntei se ela me visita mais no inverno, nos dias frios. Depois pude observar que não é isso, ela esfria e nubla tudo em mim.
É um sentimento interno tão poderoso e devastador, para mim, que fico quase imobilizada. Algo entre o pânico e a angústia de viver. Uma intolerância com as pessoas, uma vontade de ficar muda e de não responder perguntas. A lucidez é muito amiga da intolerância.
Eu sei que a lucidez é muito necessária na vida, porém há de ser sábio para ter sua companhia.
Eu não tenho sabedoria para conviver com ela. Quando ela chega com sua capa de veludo vinho e eu percebo que ela invadiu meu olhar e paralisou minhas atitudes, vem sempre aquele pensamento:
“Essa lucidez tá danada, não me deixa fazer mais nada”.

Denise Portes

7 comentários:

Tati Nanda disse...

"controlando a minha maluquez, misturada com minha lucidez..."
amei o post denise!!

disse...

"É difícil aprisionar os que têm asas"
adoro essa frase!!! assim como adoro o Caio F.A.

Belo texto Denise!!! gostei muito da foto!perfeito flor!
Bjos

Juci Barros disse...

Muita lucidez enlouquece...
Bjos.

Unknown disse...

Eu tb sou lucida demais.
Acho que "desaprendi" a voar..

Beijos Denise.

Suzi Montenegro disse...

.

A lucidez desencanta. Quando ela bater a tua porta, não a deixa entrar.


Lindo texto, menina fada.

Hoje andei roubando mais uma coisinha por aqui. (mas coloquei autoria e link) Sou uma ladra honesta. rsrs

Beijos de luz !!!!

.
.

Richard Mathenhauer disse...

Meu deus! Como foi duro descobrir (embora já soubesse) que é dificil aprisionar quem tem asas...

Foi-se. Bateu asas e saiu pela janela. Eu fiquei sentado à mesa contemplando um horizonte sem fim...

(Adoro Caio)

Suzi Montenegro disse...

.

Te enviei um email com o produto do roubo. rsrs

.
.