sexta-feira, 2 de abril de 2010

Viver a Vida.


Morei durante nove anos em um apartamento em Copacabana no meio da mata. De lá, dava pra ver Copacabana de cima.
O mar desaparecendo no horizonte, barcos enfeitando a bahia, Niterói do outro lado, os prédios e os pássaros incrivelmente coloridos, micos que comiam bananas na varanda do meu apartamento. Acordava com o cantar dos passarinhos.
No banheiro tinha uma janela que dava pra mata, no fundo do prédio.
Numa determinada época do ano borboletas azuis voavam enfeitando aquela mata.
Sempre amei borboletas, essa em especial, ela é azul anil e voa com um charme que me deixa emocionada. Com tudo que aquele lugar despertou de bom em mim, minha maior saudade de lá são as borboletas que me enchiam de inspiração.
Essa semana, eu ouvi um texto lindo sobre borboletas na novela Viver a Vida de Manoel Carlos. Uma das grandes marcas desse dramaturgo é passar o cotidiano de forma primorosa.
A cena era do ator Mateus Solano com Alinne Moraes, eles são namorados e ela paraplégica. Ele leva um adesivo de uma borboleta para colar na cadeira de rodas dela. Eis o texto:

Ela - Uma borboleta? Eu desenhava tantas borboletas em todos os lugares quando eu era criança, vai ver eu pressentia que ia ficar tão limitada nos movimentos. Sempre gostei de borboletas tão coloridas, livres, belas.

Ele - Mas a borboleta é muito mais do que isso.A borboleta passa por vários estágios antes de conseguir voar. Por isso ela representa muitas vezes a nossa capacidade de transformação.
Existem várias civilizações antigas que acreditavam que a alma da gente quando deixava o corpo, deixava assim em forma de borboleta, tipo um sopro vital.
Outros acreditam que a borboleta quando ela pode voar é porque ela se libertou de um feitiço.
E há quem acredite também que a borboleta trás sorte, alegria, trás beleza. Têm muitas histórias, mas todas elas falam da saída de um casulo, renascimento.
Ele cola o adesivo atrás da cadeira de rodas dela e diz:
- Esse adesivo é pra você sempre lembrar de que nada é pesado demais pra quem tem asas.

Ai, ai...

5 comentários:

Cadinho RoCo disse...

As borboletas libertam sonhos em nós.
Cadinho RoCo

Andrey Brugger disse...

Caramba, foi de arrepiar!!

Nada é realmente pesado para quem tem asas, concordo.

Lindo texto.

beijos

Unknown disse...

Ai ai ai lindo texto mesmo, emocionante ate. Borboletas sao lindas e para mim representam a liberdade. Beijos

Nathália :) disse...

maravilhoso esse texto, realmente podemos refletir bastante sobre as borboletas e suas representações xD são lindas mesmo!

Regina Guedes disse...

Borboletas... são fascinantes e delicadas. Engraçado ter lido seu texto hoje. Quando fui trabalhar, pela manhã bem cedinho, fui presenteada com o vôo de 3 lindas borboletas bem pertinho.
Mas elas eram amarelas!
Elas são misteriosas. Em uma fase são lagartas depois se envolvem em um manto para seu sono de beleza e só então nos presenteiam com suas cores.
Isso dá o que pensar...
Beijinhos,
Regina