domingo, 1 de novembro de 2009

Curta brasileiro é o vencedor de concurso do YouTube

05/12/2007

O curta-metragem brasileiro "Laços", de Flávia Lacerda e Adriana Falcão, foi o vencedor do concurso Project Direct, do YouTube.O filme competiu com 19 finalistas de várias partes do mundo selecionados por um comitê presidido pelo diretor Jason Reitman, de "Obrigado por fumar". O curta será exibido no mês que vem no Sundance Festival.

O concurso teve participação de filmes dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha e Reino Unido. "Laços" foi o único brasileiro classificado para a última etapa, com votação entre os internautas que aconteceu até 2 de dezembro.

As diretoras receberão US$ 5 mil de prêmio e vão ao festival em Park City, Utah. Além do curta brasileiro, completam o pódio duas produções americanas: "Gone in a flash" e "My name is Lisa".

"Laços" surgiu do interesse dos amigos Clarice Falcão e Célio Porto no concurso. Clarice, filha de Adriana e João Falcão, pediu à mãe que escrevesse um roteiro e chamaram Flávia Lacerda, que dirigiu o filme e Felipe Reinheimer, que fez a fotografia. Participam como atores Clarice, Célio Porto e Jô Abdu. A música foi composta especialmente por Clarice, e o arranjo foi feito por Ricco Viana, que é responsável por toda a trilha.

Com duração de 6 minutos e 43 segundos, "Laços" conta a história do encontro entre uma garota cujo pai acabou de morrer e um garoto misterioso, na rua. Utilizando uma câmera AG-DVX100, as filmagens duraram um dia e foram realizadas no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. A produção custou R$ 1.500, gastos principalmente na parte de edição e alimentação da equipe.

Nenhum comentário: