domingo, 11 de março de 2012

A história de Dara

Há treze anos minha filha ganhou um pequeno jabuti, destes que as pessoas vendiam na rua. Ela foi batizada de Dara. Nessa época Victor, um amigo, tinha acabado de comprar um sítio e combinamos que Dara iria morar lá quando não pudesse mais viver dentro de um apartamento. Ontem Dara mudou-se para lá, já não era mais possível que ela ficasse num espaço tão diferente do que a espécie dela precisa para viver. Confesso que fiquei tomada de um sentimento estranho de me separar dela e por outro lado uma alegria de poder proporcionar a ela o paraíso. Maitê escreveu lindamente sobre a propriedade de Victor e suas palavras foi o meu consolo para essa separação.

Denise Portes
Sonho bom é sonho feito
Meu querido amigo Victor Fasano tinha o sonho de construir um criadouro para aves raras e outros bichos em extinção. Seria um sítio com plantas exóticas de variados países do mundo, árvores frutíferas, lagos com patos selvagens, sua casa no meio da mata, uma espécie de Éden onde bicho e homem viveriam em perfeita saúde. Tendo concentrado todas suas energias e possibilidades, Victor hoje tem seu sonho realizado. Estive no paraíso do meu amigo neste finde. É mais lindo do que eu conseguiria descrever, e só aconteceu, só virou uma verdade, porque ele se jogou com tudo naquilo que parecia impossível. E não era!
Hoje no jornal a diretora de teatro francesa Ariane Mnouchkine diz:
- Pra mim a melhor definição de utopia é a que diz que ela não é o irrealizável, é aquilo que ainda não foi realizado.
E diz ainda:
- O espetáculo mais político que se pode fazer atualmente é o que traga um pouco de entusiasmo, de clareza, de esperança ao ser humano.

Concordo. Bonito...

Maitê Proença

Um comentário:

Calu Barros disse...

Denise,
que privilégios encadeados nas diferentes situações vividas, excetuando a separação de Dara, tudo o mais vem coroar a realização dum bem maior unindo homem/natureza em perfeita harmonia, caso raro nos dias de hoje.
A crença-fé que motivou Victor é exemplo de confiança na esperança de realizarmos os sonhos.
Dara encontra-se protegida e desfruta duma natureza perfeita à sua volta.
Bjos e felicidades p/ vc, os teus, Dara e o èden de Victor Fasano.
Calu