terça-feira, 30 de junho de 2009

Paulínia realiza festival de cinema e quer ser a Hollywood brasileira

Cidade do interior de São Paulo investe em produção, escola e leis de incentivo.Mostra terá filmes inéditos, como o primeiro longa-metragem dirigido por Selton Mello.

Não há salas de cinema em Paulínia (a 126 km de São Paulo), mas o governo municipal está decidido a transformar a cidade na Hollywood brasileira. Começa neste sábado (5) a primeira edição do Festival Paulínia de Cinema, que reunirá alguns dos filmes nacionais inéditos mais esperados do ano, além de produções de sucesso e profissionais da indústria do audiovisual, como diretores e atores.
Ao vencedor, a cidade oferecerá o Troféu Menina de Ouro e prêmios em dinheiro que, somados, chegam a R$ 650 mil. A mostra competitiva terá longas-metragens brasileiros de ficção e documentários. Além disso, haverá a exibição de curtas-metragens nacionais e regionais, e de alguns destaques da produção cinematográfica deste último ano. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.
Além do festival, a cidade vem investindo pesado para se transformar num pólo de cinematográfico. Oferece estúdios para filmagens, tem uma escola de formação de técnicos e profissionais, criou leis municipais de incentivo para cinema. A recepção no mercado, segundo Tatiana Quintella, secretária municipal de Cultura, tem sido boa. “Principalmente quando os produtores e cineastas vêm até aqui e conhecem nossa infra-estrutura. O mercado está evoluindo, e o cinema já está sendo visto como um negócio que pode dar bons retornos.” Ela explica como surgiu o projeto: “O ponto de partida do pólo cinematográfico era esse festival. Como não tínhamos um local apropriado para realizá-lo, já que a cidade não tem salas de cinema, decidimos construir um teatro, feito nos moldes do Kodak Theatre [onde acontece a cerimônia do Oscar, em Los Angeles]. E só agora ficou pronto”. A cerimônia de abertura do Festival Paulínia de Cinema acontece neste sábado, a partir das 19h, no Theatro Municipal novo em folha, e será comandada por Maria Fernanda Cândido e Dan Stulbach. Na seqüência, apenas para convidados, haverá a exibição do filme “Nossa vida não cabe num Opala”, protagonizado por Leonardo Medeiros, Milhem Cortaz, Gabriel Pinheiro e Maria Manoella.

Nenhum comentário: