segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A clave de sol

Alguma tristeza esquecida em um canto encostou e foi se agarrando a mim. Veio uma onda nostálgica misturada com algo que enfraqueceu a minha coragem. Parece um sentimento ilhado que eu sinto vontade que fique a centenas de milhas daqui. 
Nada me consola quando fico assim, nada me melhora quando estou assim... As lágrimas grudam dentro de mim.
Foi quando peguei um caderno antigo e comecei a desenhar uma pauta e uma clave de sol. Eu tive um flashback da minha infância de quando eu fiz aulas de piano em um colégio de freira no interior.
As minhas aulas eram no conservatório do colégio Santa Marcelina, no terceiro andar do colégio. Era um corredor comprido e muito silencioso, onde as salas individuais eram claras e com belos pianos. Eu era aluna da irmã Rosita, ela dedilhava seus dedos longos sobre as teclas do piano como um cisne passei nas águas, ou como um bailarino dança sobre os palcos. E quando tínhamos que estudar a parte teórica ela desenhava a mais linda clave de sol que eu já vi. Irmã Rosita dizia: “Quando você estiver triste, pare um pouco de tocar piano e desenhe a clave de sol, ela começa na segunda linha bem no começo da pauta.”.

Denise Portes

Um comentário:

Ana Gabriela Camargo disse...

Dê,
A tristeza não cai bem pra você, sou acostumada com sua alegria, mas de qualquer forma é linda a metáfora com a clave de sol.
Beijos queridona
Gabriela