terça-feira, 1 de junho de 2010

Na minha infância, quando a chuva embaçava o vidro da janela, eu soprava e desenhava com os dedos figuras misteriosas.
Era tanto tempo olhando os pingos formando poças!
O pensamento molhado de chuva fazia com que eu corresse até o sofá e cortasse mais uma parte do jornal. Eu construía barcos de papel, com cola e barbantes e pintava cada um com diferentes cores. Muitas vezes, debruçada sobre a janela, eu ficava horas esperando que os pingos ficassem finos e mais fracos para que eu pudesse correr até a rua. Lá eu colocava minhas embarcações na maior poça que tivesse formada próxima a calçada. Corria novamente para janela e ficava esperando o naufrágio dos barcos. A mente vagava por aquele momento. Eu estava tão concentrada naquele lugar que mal podia esperar que chovesse novamente para que eu repetisse tudo. Hoje quando ouço a filha de uma amiga, me pedindo inúmeras vezes que repita a mesma história, eu me lembro dos barcos de papel e da única palavra daquele momento, que era: “de novo, de novo.” Naquele tempo em que tudo acontecia devagar e onde o pensamento estava completamente focado, nada mais importava.
Olhar a chuva e construir barcos aumentou a minha fonte de lembranças, que quando acionadas me trazem histórias, que ecoam em palavras que se misturam e gritam para mim: de novo, de novo.

Denise Portes

5 comentários:

Elaine Barnes disse...

Bárbaro! Lembrei da minha infãncia ,coisa linda viu! Eu fazia os barquinhos e colocava no tanque,morava em apto. Nossa e é verdade a gente tinha um enfoque,a concentração de viajar só nele. Brilhava os olhos. Sonhos de papel. Montão de bjs e abraços

Regina Guedes disse...

Você falou de chuva e estar focado. Hoje está chovendo e senti cheirinho de café de coador (aquele de pano). Deu vontade de correr e sentar no colo da minha avó. Pedir para contar as histórias que só ela sabia contar. Que saudade!!!

LIFE Graciela Bacigalupe disse...

tu texto es precioso Denis...me recordaste mi infancia y el juego con la ventana y el agua...Muchas gracias!!!!

Marcos Andrade disse...

Tem selo pra vc no meu blog, viu?

Passa lá!

Bejo!

Unknown disse...

Que coisa linda Denise!
Eu fazia barcos de papel, branco, sem pintar; e eu e meus primos faziamos competicoes, no riozinho que tinha na fazenda do meu avo, na 'bica' d'agua... ai ai, deu saudade viu!
:~

Beijos