segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sobre a lente do passado.

Num baú dentro de um armário, minha mãe retira fotografias antigas. Surpresa, começei a foliar fotos de infância. Contei a ela que andava escrevendo sobre fotográfias.Esse olhar sobre as coisas, depois que o tempo passa, faz uma diferença enorme.
Porém, as lembranças chegam juntas com as emoções que eu sentia naquele momento lá. Meu coração descola de agora e viaja longe.
Poeira dourada essa que cobre tantas lembranças que não são esquecidas inteiras, mas que embaça detalhes.Perto da magia das cores desbotadas, até mesmo do forte preto e branco da foto.
 Fotografias de  alguns aniversários, desfile de sete de setembro na cidade do interior, a piscina da casa nova e a primeira bicicleta.
Uma Monareta da Monark, verde bandeira, que para o meu irmão e eu, era como um pedaço do arco- íris. Era outro olhar sobre as coisas, pequenos segredos de uma infância, magia de momentos delicados. Naquele tempo, cultivamos jardins secretos e eu não tinha noção do quanto isso tudo no futuro mudaria o foco do meu olhar para o mundo. Os cataventos giravam nos impulsionando a planejar um futuro que parecia tão distante.Raios de luz, do um passado clarearam cada detalhe e juntos riamos de uma ou outra foto.
Nós fomos recuperando sorrisos de momentos em que éramos felizes e sabíamos.

Denise Portes

5 comentários:

César João disse...

Parabéns pelo blogue,por cá passarei mais vezes.Felicidades e bom trabalho.

Estela disse...

Ficam mais lindas as recordações, principalmente quando a retiramos de um baú de guardados.
Bjs.

disse...

Que saudade desses meus momentos...

Bjao!

Marcos Andrade disse...

Já leu "A Câmara Clara", de Roland Barthes?

Se ainda não, leia!

Essa sua lente, belíssima, se ampliará ainda mais - feito uma grande angular

Bejo!

Vitória Doretto disse...

Recordações recordações... sempre fico com saudades de alguns momentos...
Bjão